Fórum Social do IX Jogos Indígenas: Desafios da Juventude Indígena

Hoje pela manhã aconteceu a 4º mesa no Fórum Social Indígena, durante os IX Jogos  Indígenas com o tema CONFERÊNCIA LIVRE DA JUVENTUDE. A mesa foi composta pelos jovens Maricá Kuikuro, Tauã Terena e Marciano Guarani.
Um dos pontos discutidos pela mesa foi à questão da formação educacional da juventude indígena como maneira de ocupar espaços de trabalho em nossas áreas que hoje são dos não-índios buscando melhorar a situação de nossos povos.
O uso que fazemos da tecnologia foi novamente levantado e defendido por Maricá, pois ele trabalha como cinegrafista e acha isso interessante para ser expandido entre os jovens e o povo indígena em geral. A juventude vê isso como um mecanismo para fortalecimento da nossa luta. Sentimos nas falas dos jovens a preocupação com o futuro de seus povos, pois muitos parentes segundo eles quando tem acesso a uma formação de qualidade não tem compromisso com suas etnias. Nossos parentes falaram da necessidade de aprendermos o que a sociedade envolvente tem para nos oferecer, usando tudo sempre a nosso favor, sem esquecermos e deixarmos de ser quem somos.
Foi uma discussão interessante, mas que poderia ter sido ampliada visto que são inúmeros os desafios e dificuldades dos jovens indígenas. Outro ponto que deveria ter sido mais enfatizado é como podemos superar esses desafios e unir a juventude para trabalhar pelo nosso povo já que não somos apenas futuro como também presente constante e devemos ser atuantes no dia-a-dia de nossas aldeias.

 

Fonte:Anapuaka Muniz Pataxó Hãhãhãe
Jaborandy Yandê Tupinambá
Alex Pankararu

Equipe especial de reportagem Índios On Line & Web Rádio Brasil Indígena
irmãos unidos na cobertura do IX Jogos Indígenas

Deixe um comentário